Foto

2 Encontro com as artes, a luta, os saberes e os sabores da comunidade quilombola de CONCEIÇÃO das CRIOULAS

A experiência vivida durante o 1 Encontro com as artes, a luta, os saberes e os sabores da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, realizado no período de 16 a 24 de junho de 2017, criou um entusiasmo partilhado que resultou na decisão de organizar, em 2019, o 2 Encontro com as artes, a luta, os saberes e os sabores da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas.

O 1 Encontro nasceu do diálogo do quilombo de Conceição das Crioulas, por meio da AQCC e do movimento intercultural Identidades, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Com o mesmo objectivo de reunir comunidades quilombolas, instituições públicas e privadas de ensino da educação básica e superior, para melhor se entenderem as lutas do movimento quilombola, na partilha das lutas, dos saberes e dos sabores de Conceição das Crioulas. 

O 1 Encontro reuniu 10 instituições de ensino superior, de vários estados do Brasil, de Portugal e de Cabo Verde, a AQCC e suas comissões internas, o Crioulas Vídeo, escolas públicas da educação básica e centenas de alunos das escolas quimobolas do território de Conceição das Crioulas, e do território Águas do Velho Chico - Orocó (PE), durante uma semana.

Pretende-se no 2 Encontro alargar a rede de participantes, abrindo a participação a outros professores e investiogadores, lideranças do movimento quilombola, e demais interessados num encontro dos saberes académicos com as artes, a luta, os saberes e os sabores da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas.